Busca de consolidação do Instituto Federal Farroupilha foi pauta de reunião em Brasília

Comitiva formada pelos vereadores Francisco Lourenço e João Iuri e vereadora Ana Barros realizou uma série de agendas de interesse municipal em Brasília, entre os dias 6 e 8 de março.

Ministério da Saúde - A primeira agenda no dia 6 de março ocorreu no Ministério da Saúde, com o Chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares Francisco José D’Angelo Pinto, oportunidade em que foi considerada a hipótese de São Luiz Gonzaga e região receber um novo tomógrafo, tendo em vista que o atual equipamento em utilização não está mais sendo aceito por médicos de diversas cidades, já que está obsoleto. Essa demanda contará com o apoio do deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS), que é o novo líder da Bancada Gaúcha e que também recebeu a comitiva são-luizense.

Ministério da Agricultura - Outro compromisso realizado pelos edis ocorreu no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), quando os vereadores foram atendidos pelo servidor Carlos César Guimarães, Chefe do Serviço de Acompanhamento e Fiscalização do Processo Orçamentário. A comitiva citou a defasagem do parque de máquinas municipal, ressaltando a necessidade de se adquirir novos maquinários para o Município. Assim, foi informado que anualmente o MAPA abre editais de Convênios com orçamento próprio, podendo dessa forma repassar até R$ 14 milhões para os municípios adquirirem novas máquinas. Os vereadores permanecerão atentos à abertura dos programas e seguirão em constante contato com o MAPA para contemplar o Município com um novo parque de máquinas.

SECOM - No dia 7 de março, a comitiva foi recebida pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), Paulo Pimenta. No encontro, foi pautada a consolidação do Instituto Federal Farroupilha para São Luiz Gonzaga. O projeto é idealizado no formato para 40 professores, 26 técnicos, tendo a capacidade, inicialmente, para 800 alunos.

MEC – Ainda no dia 7, no Ministério da Educação, os vereadores foram atendidos pela Coordenadora-Geral da Educação Infantil, Rita de Cássia Coelho. É sabido que o município de São Luiz Gonzaga possui uma enorme demanda reprimida para crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 5 anos nas creches municipais, o que ocasiona grandes filas e demora na contemplação da vaga pretendida, impossibilitando algum familiar de trabalhar, uma vez que precisa permanecer em sua residência para cuidar de seus filhos. Atualmente, São Luiz Gonzaga conta com 258 crianças inscritas aguardando na fila por uma vaga nas escolas municipais de educação infantil. O Ministério da Educação aporta financeiramente a abertura de novas salas de escolas infantis, ou extensão para escolas de ensino fundamental, até que os alunos constem no censo escolar, para que o município receba recursos do FUNDEB. Os vereadores irão solicitar reunião com a Secretaria da Educação para discutir o assunto e a demanda reprimida.

Previdência Social – Finalmente, nesta sexta-feira, 8 de março, a comitiva foi recepcionada no Ministério da Previdência Social pelo Coordenador-Geral de Atendimento e Relacionamento Institucional, Guilherme Serrano. A pauta foi a tramitação da cedência do prédio do INSS em São Luiz Gonzaga para abrigar futuramente um possível Instituto Federal Farroupilha. Existe uma grande expectativa que o Município seja contemplado com o IFFAR muito em breve.

(Pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga)

Durante a semana, os edis visitaram os ministérios da Educação, da Agricultura e Pecuária, da Previdência Social e a Secretaria de Comunicação do Governo Federal. Dentre os assuntos, foram debatidas pautas referentes à educação e à ampliação da oferta de vagas na educação infantil do Município, a renovação do Parque de Máquinas da Prefeitura e, também, a busca pela implantação de um Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga.

Confira todas as informações na página do Legislativo Municipal no Facebook ou no site: www.camarasaoluizgonzaga.rs.gov.br.

(Pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga)